Receber e classificar as requisições de compras dos departamentos;
Organizar e monitorar o sistema de controle de compras no computador;
Reunir-se com a gerencia e colaboradores de outros departamentos para ajudar a determinar as necessidades de compras;
Estudar catálogos e jornais do comércio para verificar o que está se vendendo localmente e em âmbito nacional;
Contatar os fornecedores e negociar preços e condições de contratos de compras;
Manter arquivos por fornecedor com registros de entrega e pagamentos;
Manter-se atualizado com as tendências de mercado, novos produtos e as necessidades de materiais e suprimentos da sua organização;
Fazer recomendações à gerencia e colaboradores da companhia sobre contratos com fornecedores;
Organizar a liberação de equipamentos;
Avaliar se os equipamentos e mercadorias recebidas estão em bom estado e efetuar as mudanças necessárias;
Manter especificações de materiais e critérios para o fornecedor;
Encontrar novos fornecedores, negociar e contratar;
Monitorar a performance do fornecedor;
Resolver problemas relativos a fornecedores;
Atuar em projetos de redução de custos e análise de valor;
Participar no desenvolvimento de novos produtos;
Encontrar e ajudar a implantar novas tecnologias e melhoramentos em processo;
Conduzir continuamente melhoramentos contínuos;