Checar procedimentos de rotina; Analisar quais são as condições de uso de máquinas e de equipamentos; Criar estudos estatísticos de doenças ocupacionais e de acidentes; Fazer com que normas e regulamentos sejam cumpridos pelas empresas e funcionários; Coordenar qualquer tipo de atividade ligada ao campo de segurança do trabalho; Selecionar e cadastrar empresas que forneçam materiais de segurança; Promover ações na área da educação para propor práticas de segurança do trabalho e do meio ambiente. ; Delimitar áreas que ofereçam riscos de doenças perigosas; Elaborar laudos de perícias; Praticar políticas de saúde e de segurança e desempenhar auditorias; Inspecionar instalações de empresas; Fiscalizar quais são as condições de trabalho que os funcionários se inserem. Profissional será responsável por implementar procedimento e programas corporativos através de treinamentos a colaboradores próprios e terceiros e execução de atividades tais como: PPRA, análise de acidentes, incidentes e desvios, integração de novos colaboradores, liberação de permissão de trabalho para trabalhos, análise de riscos, inspeção de segurança, inspeção de índice de atos seguros (IAS), etc.
Capacidade de avaliar e de prevenir situações de risco visando evitar acidentes e trabalhar visando qualidade de vida. Entender e estudar normas técnicas, métodos de segurança, de saúde e de higienização. Deverá inserir princípios ergonômicos na realização de seus trabalhos. Apresentar formas de proteger equipamentos ao armazená-los, transportá-los e utilizá-los e ter domínio das legislações e normas do campo. Conscientizar os trabalhadores sobre a importância de se usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de cuidar da própria segurança, também é um atributo necessário. Residir em São Jose dos Campos