A empresa contratante conta um(a) cozinheiro(a) com as seguintes atribuições:
PREPARAR ALIMENTOS: Temperar alimentos de acordo com o método de cocção (cozimento); Controlar tempo e métodos de cocção; Aquecer alimentos pré-preparados; Avaliar sabor, aroma, cor e textura dos alimentos; Finalizar molhos quentes e frios.
FINALIZAR ALIMENTOS: Montar alimentos de acordo com a apresentação definida; Decorar pratos de acordo com apresentação definida; Encaminhar alimentos prontos para o local apropriado; Coletar amostras de alimentos em conformidade com a legislação (VISA).
PLANEJAR ROTINA DE TRABALHO: Listar ingredientes de acordo com o plano de produção e capacidade de armazenamento; Quantificar ingredientes; Requisitar materiais; Especificar alimentos; Solicitar manutenção de equipamentos; Identificar necessidade de novos equipamentos e utensílios; Planejar rotina de limpeza; Organizar estoque.
INICIAR ATIVIDADES NA COZINHA: Usar uniformes, Organizar utensílios de trabalho; Higienizar equipamentos, utensílios e bancada; Verificar funcionamento dos equipamentos; Definir horários de execução e término de tarefas de acordo com as prioridades; Observar padrão de qualidade dos alimentos; Organizar ingredientes conforme a produção.
FECHAR COZINHA: Guardar produtos não utilizados; Desligar equipamentos; Lavar equipamentos e utensílios; Fechar instalações e dependências.
ESTOCAGEM E CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS: Verificar condições de alimentos para reaproveitamento; Controlar temperatura de alimentos; Etiquetar alimentos; Adicionar alimentos para congelamento; Armazenar alimentos de acordo com as normas de higiene; Controlar armazenamento de alimentos.
COMUNICAR-SE: Informar necessidades de matérias primas; Conhecer linguagem técnica; Comunicar-se com a equipe; Interpretar manuais de procedimentos; Comunicar-se com superior hierárquico; Interpretar receitas.