Verificar validade e qualidade de produtos de limpeza;
Controlar ferramentas e equipamentos utilizados.
Fazer uso de equipamentos específicos destinados à limpeza das áreas; identificar e/ou sinalizar corredores e áreas de grande circulação, durante o processo de limpeza, dividindo a área em local de livre trânsito e local impedido; lavar as mãos antes e após cada procedimento, inclusive, quando realizados com a utilização de luvas; realizar a desinfecção de matéria orgânica extravasada em qualquer área antes dos procedimentos de limpeza; cumprir o princípio de assepsia, iniciando a limpeza do local menos sujo/contaminado para o mais sujo/contaminado, de cima para baixo em movimento único, do fundo para frente e de dentro para fora; realizar a coleta do lixo pelo menos três vezes ao dia, ou quando o conteúdo ocupar 2/3 do volume total, onde o lixo deverá ser transportado em carro próprio, fechado, com tampa, lavável, com cantos arredondados e sem emendas na sua estrutura; usar luvas, panos e baldes de cores padronizadas para cada procedimento; lavar os utensílios utilizados na prestação de serviços (mops, fibras, panos de limpeza, escovas, baldes, etc.).
Fazer a limpeza diária, com a finalidade de remover a sujidade e repor o material de higiene; fazer a limpeza terminal, com a finalidade de limpar e desinfetar toda a área hospitalar, ncluindo todas as superfícies, mobiliários e equipamentos, com a finalidade de remover a sujidade e diminuir a contaminação ambiental, abastecendo as unidades com material de higiene e realizada sempre que se fizer necessário.
Limpar e conservar ambientes e desinfetar superfícies fixas, de forma a promover a remoção de sujidades visíveis; remoção, redução ou destruição de microorganismos patogênicos; controle de disseminação de contaminação biológica, química, etc., mediante aplicação de energias química, mecânica ou térmica, num determinado período de tempo, nas superfícies das diversas áreas, o que inclui tetos, pisos, paredes/divisórias, portas, janelas, mobiliários, equipamentos, instalações sanitárias, grades do ar condicionado e/ou exaustor, etc.
Limpar recintos e acessórios; diluir produtos de limpeza; lavar superfícies internas de recintos; secar pisos; encerar recintos; aspirar pó de dependências; limpar móveis e equipamentos; limpar paredes, lustres, luminárias e ventiladores; limpar cortinas e persianas; limpar utensílios diversos utilizando pano embebido em Peroxy, para manter a boa aparência dos locais.
Realizar reposição de enxovais limpos das unidades assistenciais;
Realizar coleta de enxovais sujos, descartados em Sacos Hamper dentro da unidade;
Manter áreas de armazenamento de lixo para posterior coleta organizada e efetuando o armazenamento sobre pallets laváveis e local trancado;
Efetuar a limpeza do local de armazenamento diariamente;
Cumprir os requisitos internos, da organização, administrativos e do Sistema de Gestão da Qualidade.