– Desenvolver atividades técnicas, envolvendo a avaliação, controle, monitoramento e manutenção de equipamentos.
– Realizar ações de montagem e de manutenção corretiva e preventiva de sistemas integrados eletrônicos, eletropneumáticos, eletrohidráulicos e mecânicos.
– Detecta avarias funcionais e estruturais em máquinas e equipamentos microprocessados, por meio de métodos de análise de falhas, de acordo com desenhos e diagramas, planejando a execução e a verificação das ações de reparo ou substituição, empregando técnicas e aparelhos de teste.
– Reparar e substituir componentes danificados.
– Empregar conhecimentos técnicos e de gestão, ferramentas e aparelhos específicos de acordo com as normas técnicas, ambientais, de qualidade e segurança.
– Prestar orientação a usuários no tocante à correta utilização dos equipamentos.
– Providenciar sempre que necessário, serviços externos complementares de manutenção, indicando o problema, acompanhando os reparos, buscando assim, contribuir para o bom funcionamento dos equipamentos.
– Proceder ao levantamento dos materiais necessários à execução dos serviços, preparando estimativas e programas de trabalho detalhados das quantidades e custos dos materiais, controlando o consumo dos mesmos.
– Zelar pela segurança individual e coletiva, utilizando equipamentos de proteção apropriados, quando da execução dos serviços.
– Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho.
– Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu superior.