Responsável por executar atividades relacionadas à venda de produtos ou serviços externos, por contatar, visitar e entrevistar clientes, pela negociação do preço do produto ou serviço, negociação do prazo, das condições de pagamento e dos descontos da pós-venda.
Demonstrar os produtos, avaliar o perfil dos clientes e fechar contratos de vendas, orientar, informar e visitar clientes na pós-venda, acompanhar a entrega dos produtos, entender o produto ou serviço, analisar os dados do público-alvo, para elaborar assim uma estratégia de vendas e organizar uma agenda de principais clientes.
Diariamente prospecta o mercado de atuação da sua área de negócio para identificar possíveis clientes através de “networking”, acesso à Internet, leitura de jornais e revistas, boletins de licitações, etc. Lista as empresas ou profissionais selecionados, contata e agenda as visitas.
Realiza visitas a clientes potenciais para a comercialização dos produtos e serviços prestados pela sua unidade de negócios, informa-se sobre as necessidades do cliente, prepara a proposta/contrato, busca aprovação do superior, encaminha e faz o “follow up” até a aprovação e formalização do contrato.
Realiza visitas a clientes efetivos para estreitar relacionamentos, divulgar a marca da empresa e novos lançamentos visando fidelizá-los ou detectar novas oportunidades de negócios.
Atua no pós-venda acompanhando a entrega dos produtos.
Mantém-se atento às condições do mercado e comportamento da concorrência visando subsidiar o superior para definição da estratégia comercial da empresa bem como procura atualizar-se sobre novos produtos e serviços da sua Unidade de Negócios para melhor abordagem junto aos clientes.