Realizar investigações sobre acidentes de trabalho, procedendo os trabalhos de: exame de relatórios de ocorrência, entrevista de testemunhas, reconstituições, verificação dos atos e condições de riscos e normas de segurança aplicáveis, avaliação das disposições e características funcionais da máquina, instrumentos e ferramentas e preparação de laudos técnicos, visando identificar e propor medidas corretivas.
Efetuar avaliações técnicas de equipamentos de proteção individual, uniformes de trabalho, entre outros, procedendo os trabalhos de: inspeção, verificação de funcionamento e realização de testes específicos, avaliação dos resultados e emissão de pareceres, visando atendimento das necessidades da empresa.
Participar na elaboração e execução de campanhas educativas sobre prevenção de acidentes, procedendo os trabalhos de: preparação material didático, organização de palestras e divulgações nos meios de comunicação e distribuição das publicações e outros materiais informativos, visando conscientização dos empregados.
Participar na elaboração de normas e instruções de segurança do trabalho, procedendo os trabalhos de: estudo, pesquisa e análise dos assuntos, preparação de minutas e encaminhamento para aprovação superior, visando a racionalização dos procedimentos de segurança.
Elaborar políticas e procedimentos, baseando-se no PGR elaborado pela empresa parceira, seguindo normas e legislação vigente, procedendo os trabalhos de estudo e pesquisa necessários.
Elaborar relatórios demonstrativos, referentes ao controle de resíduos, acidentes com e sem afastamento, entre outros, procedendo o trabalho de: coleta e compilação dos dados, emissão e encaminhamento aos responsáveis, visando dar suporte à tomada de decisões e atendimento as legislações vigentes.
Coordenar as atividades da CIPA, procedendo os trabalhos de: elaboração e execução do processo seletivo, preparação da semana de prevenção de acidentes do trabalho, orientações técnicas sobre rotinas de procedimentos sobre solução de problemas detectados.
Coordenar as atividades de limpeza e serviços gerais, procedendo os trabalhos de: designação das atribuições às equipes e orientação quanto à execução e atendimento as rotinas e procedimentos técnicos.