– Preparar o paciente para o atendimento, verificando qual o procedimento que será realizado e preparar e organizar todo o material necessário na mesa de apoio para auxiliar o atendimento do dentista,
– Orientar o paciente sobre cuidados com a higiene bucal, conforme manual de procedimento padrão da empresa;
– Prestar ao paciente atendimento emergencial de procedimentos simples padrão (remoção de banda solta, inserção de separador, remoção de brackets descolados);
– Realizar o pedido, acompanhar a entrega dos aparelhos pelo laboratório e conferir os aparelhos, garantindo que estejam prontos para o dia da consulta ;
– Promover a conservação e a manutenção dos equipamentos odontológicos;
– Lubrificar as canetas de alta e baixa rotação conforme orientação do fabricante;
– Processar filme radiográfico;
– Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, conforme manual de procedimento padrão da empresa;
– Manipular materiais de uso odontológico;
– Selecionar moldeiras;
– Preparar modelos em gesso;
– Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;
– Adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.
– Executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho;
– Recolher e fazer a lavagem, desinfecção e esterilização dos materiais e instrumentais da clínica, conforme manual de procedimentos padrão estabelecido pela empresa;
– Embalar e datar com prazo de validade todo o material lavado para em seguida colocar na autoclave para a esterilização;
– Utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual, conforme procedimentos padrão estabelecido pela empresa;
– Realizar limpeza geral da sala de esterilização semanalmente (lavar e desinfetar paredes, pisos, armários e superfícies em geral);
– Fazer testes químicos e biológicos na autoclave conforme as exigências da vigilância sanitária;
– Observar os requisitos técnicos de uso dos equipamentos (autoclave, cuba ultrassônica e demais equipamentos);
– Verificar datas dos materiais embalados para realizar nova limpeza e esterilização dos materiais cujo procedimento está vencido;
– Montar Prontuário de Pacientes que vão iniciar o tratamento conforme manual de procedimentos padrão estabelecido pela empresa;
– Controlar o estoque de material clínico e, quando houver a necessidade de reposição de material, solicitar ao responsável;
– Selecionar as fichas clínicas dos pacientes de acordo com a agenda diária de atendimentos; e arquivá-las após a utilização;
– Manter em ordem os arquivos de documentações odontológicas e prontuários, incluindo os arquivos dos pacientes que abandonaram, cancelaram ou concluíram tratamento;
– Guardar as fichas clínicas que foram avaliadas pelo administrativo;
– Participar de treinamentos técnicos e/ou comportamentais promovidos pela empresa.