Está sob as responsabilidades do Gerente de Loja:
Acompanhar o desenvolvimento das vendas de cada setor e de cada vendedor, a fim de sentir de perto os problemas, com referencia ao trabalho do seu pessoal, aos artigos que mais ou menos vendem suas objeções, criticas, classificar as mercadorias de maior ou menor giro de vendas, prevenindo o setor de compras;
Desenvolver estratégias de negócios para aumentar a quantidade de clientes, expandir o tráfego nas lojas e otimizar a rentabilidade;
Atingir os objetivos de venda treinando, motivando, orientando, dando feedback para o pessoal de vendas e providenciar para que todos os funcionários estejam bem informados e preparados com relação às mercadorias novas e as ofertas diárias e/ou semanais;
Gerenciar e supervisionar todos os colaboradores a fim de garantir a conformidade das políticas e procedimentos da loja;
Manter a loja nos padrões de merchandising visual, cuidando da disposição dos produtos e vistoriando a limpeza destes;
Fazer relatórios sobre tendências de vendas, necessidades do cliente, lucros, controle de estoque, incluindo perdas, quebras e avarias, solicitação de pedidos, controle de entregas e cooperar no planejamento de compras;
Propor ideias inovadoras para aumentar a participação de mercado;
Fazer avaliações de desempenho dos funcionários para avaliar necessidades de treinamento e construir planos de carreira;
Lidar com todos os problemas que surjam com os funcionários ou clientes (reclamações, insatisfações, etc.)