• Ter conhecimento básico do produto e soluções para compor a proposta;
• Análise de Projeto;
• Leitura de RFP (Request for Proposal) e Memorial Descritivo;
• Visitas in loco para vistoria e avaliação;
• Elaborar proposta comercial, proposta técnica;
• Especificação dos materiais para aplicação no projeto;
• Desenvolver uma melhor proposta comercial que garanta o equilíbrio entre a comercialização e a receita;
• Garantir a melhor estrutura de produtos e serviços oferecidos aos clientes e/ou prospects;
• Manter atualizado com o mercado, a fim de comparar se os produtos e serviços de sua unidade de negócios são competitivos e de fácil aceitação, bem como a seu acompanhamento da evolução da vida útil destes.
• Sugerir troca da solução, com base em eventuais visitas a clientes e/ ou prospects, a modificação no “book” de produtos e serviços de sua responsabilidade, através das análises das necessidades do cliente, reclamações, laudos de qualidade e do mercado em geral, suprindo eles com informações para as decisões a serem tomadas quanto à modificação;